quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Setor da reciclagem quer aumentar participação na Política de Resíduos Sólidos

Representantes da União Nacional dos Sindicatos e Associações das Empresas de Reciclagem (Unaser) foram ao Ministério do Meio Ambiente na quinta-feira (3) para pedir à ministra Izabella Teixeira maior participação dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em dezembro de 2010 e regulamentada recentemente.
Participaram da reunião a Secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, e o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério.
Entre as principais reivindicações do setor de reciclagem apresentadas à ministra estão: a criação de um marco regulatório para a atividade, como a criação de um código brasileiro da reciclagem; a desoneração para o setor; e a abertura de um canal de diálogo entre recicladores e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Os representantes da Unaser também manifestaram o desejo de realizar o mapeamento do setor de reciclagem no Brasil."Precisamos ter uma visão crítica do setor, com avaliação econômica e social para darmos prosseguimento a esse diálogo. Essa avaliação tem de vir embasada por estudos profundos relativos à atividade", disse a ministra.
Izabella reafirmou a importância do setor de reciclagem como um segmento competitivo, mas que necessita de aperfeiçoamento tecnológico para incrementar suas oportunidades e possibilidades.
Código Brasileiro de Reciclagem
No encontro, a ministra elogiou a proposta de criação de um Código Brasileiro de Reciclagem uma iniciativa oportuna, mas pediu mais detalhes sobre a questão. "Esse é um processo em construção e de alianças e quero entender mais profundamente a envergadura da proposição", disse.
Quanto à reivindicação de desoneração para o setor, a ministra explicou que, antes de tudo, seria necessária uma avaliação econômica bem elaborada para a demanda e a abertura de diálogo com os estados da Federação. "Preciso de argumentos fortes do ponto de vista econômico e social para convidar outros atores à discussão. Com bons números se removem preconceitos", disse ela.
Izabella informou aos representantes do setor que o ministério já mantém uma agenda ampla com os catadores, assim como com a indústria e que vê com bons olhos a criação de um canal de comunicação com os recicladores.
Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Meio Ambiente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário