quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cooperativa de catadores ganhará veículos da Prefeitura


Samuel Maia em área clandestina de lixo no Jardim Gramacho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) encaminhou à Procuradoria-Geral do Município solicitação para abertura de licitação para compra de quatro veículos para serem entregues às cooperativas de catadores de lixo estabelecidas no bairro Jardim Gramacho. A iniciativa é para reforçar a coleta seletiva hoje realizada pelo Governo em parceria com comunidades educadoras em seis bairros, e encaminhada às quatro cooperativas de catadores do aterro do Jardim Gramacho. Os recursos, cerca de R$ 300 mil, sairão do Fundo Municipal de Meio Ambiente com aprovação da executiva do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

A parceria de cooperação técnica foi anunciada durante assembleia de catadores realizada no dia 26 de janeiro, pelo secretário Samuel Maia. Durante o encontro foi firmada parceria com a Associação Nacional de Catadores para realização no município, em agosto, do Encontro Nacional de Catadores.

Na ocasião, Samuel Maia disse aos participantes da assembleia que a Secretaria Estadual de Ambiente tem o compromisso com o prefeito José Camilo Zito de construir alternativas para destinação final do lixo produzido em Duque de Caxias. “As atividades do aterro do Jardim Gramacho começam a diminuir a partir de abril. A partir de dezembro, só o lixo produzido no município poderá ser vazado no local”, disse o secretário.

“Criado em 1976, no regime militar, o aterro sanitário do Jardim Gramacho pertence à cidade do Rio e é explorado pela Comlurb. O gás produzido é explorado pela empresa Nova Gramacho, de São Paulo, que já está vendendo parte da produção para Petrobras”, explicou Samuel Maia.

Texto: Paulo Gomes/Assessoria de Comunicação PMDC
Foto: George Fant/Assessoria de Comunicação PMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário